sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Castelinho do Flamengo


Castelinho do Flamengo, hoje conhecido como Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho, é uma construção tombada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e um ponto turístico e cultural do bairro do Flamengo.
Originalmente concebido pelo arquiteto italiano Gino Copede em 1916 e finalizado em 1918 para se tornar a residência do Comendador Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa Dona Carolina, atualmente é um centro de cultura, com uma videoteca que dispõe de mais de 1.500 títulos em acervo, 14 cabines individuais para vídeo e TV a cabo. No 2º andar está o Auditório Lumiére com capacidade para 40 lugares e mais duas salas para cursos e workshops e uma sala para exposições; na torre (4º andar) há o Espaço Curinga, uma sala de leitura de textos dramatizados.
Edificação eclética, de tendência italiana, mescla elementos de diversos estilos e épocas diferenciadas, tais como o art-nouveau, o barroco, o renascentista e o neo-gótico francês, formando o popular "estilo castelinho".





























Peço desculpas a todos pela mudança drástica de tipo de post! xD Mas este é para um trabalho escolar onde eu deveria escolher alguma arquitetura histórica da minhas cidade (Rio de Janeiro). Eu escolhi então o castelinho que é um centro cultural aqui perto da minha casa cujo eu já tinha as fotos ^^

Obrigada e espero que tenha sido interessante para vocês essas informações sobre um monumento tombado da minha adorada cidade *-*
Bjus

Um comentário:

Você também deve gostar :D

Related Posts with Thumbnails